HISTÓRIAS QUE INSPIRAM #1 - PEDRO PINHEIRO

HISTÓRIAS QUE INSPIRAM #1 - PEDRO PINHEIRO
Rafa & Pedro @ Incla

As barbearias reinventaram-se e deram lugar a lugares de lazer e convívio, com clientes preocupados com a sua imagem e extremamente exigentes. Mas o que é necessário para conseguir criar um espaço com um cunho próprio?

Inspirados pelos nossos clientes, fomos à descoberta das histórias que os profissionais com quem trabalhamos abraçam.

Partilhamos contigo o Episódio #1 e damos-te a conhecer a história e a visão sobre o sector do nosso amigo Pedro Pinheiro.

Porquê a Barbearia?

Eu cortava o cabelo ao meu primo. Um dia os nossos pais deram-nos dinheiro para irmos ao barbeiro mas em vez disso, fomos a uma loja dos chineses, compramos uma máquina e fomos para casa cortar o cabelo um ao outro. Quando tinha 16 anos fui fazer um curso profissional e podia escolher entre mecânica ou barbearia. Entrei em ambos e optei por seguir barbearia.

Quando terminaste a formação, começaste logo a trabalhar?

Corri todas as barbearias mas não estavam à procura de uma pessoa sem experiência. Convidei os meus amigos para irem lá a casa e cortava-lhes o cabelo “à borla”. Como tinha moto, comecei a visitar alguns “velhinhos” e lá ía aperfeiçoando, até que os meus amigos começaram a pagar-me. Na altura eu trabalhava numa fábrica de sapatos e tive sempre muita curiosidade em aprender. O patrão quis que me tornasse polivalente na equipa. Num dos dias, estava na máquina de lixar...e lixei um dedo. Só pensava “Como vou atender as pessoas em casa?” e no dia seguinte pedi na empresa para me trocarem o serviço. Passei para motorista.

Autêntico amor à profissão...

Saía as 17h30 da fábrica e ía para casa cortar cabelo até às 22h. Todos os dias. Quando tinha 20 anos, numa manhã, ía a caminho da fábrica e tive um acidente de carro. Sentia-me muito cansado. E foi aqui que optei pela barbearia.

 

Pedro @ "Não seja empurrado por seus problemas, seja conduzido por seus sonhos"

Abriste a tua Barbearia há 3 anos?

Sim, em São Torcato. Durante 2 anos trabalhei sozinho e no ano passado entrou o Rafa. Também não tinha experiência... Mas já aprendi muito com ele.

 
Sentes que a tua Barbearia já é um “Clube Masculino”?

Temos alguns clientes que passam lá para cumprimentar e para conversar. Muitos deles, quando terminamos o corte, ficam ali à conversa. Falamos muito de motos e carros mas conseguimos falar sobre tudo. É essencial o saber guardar aquilo que os clientes dizem.

 
Tu utilizas muito as redes sociais para divulgar o teu trabalho e é notório esse ambiente descontraído. Notas a procura pela tua presença nas redes ?

É comum vermos insta stories ou até o cliente pedir para lhe tirarmos uma fotografia para o Instagram. Ainda há dias recebemos dois clientes, emigrados em França e na Suíça que viram as fotografias de alguns trabalhos, e agora que chegaram viram que a Barbearia ficava próxima da casa deles e visitaram-nos. Foi mesmo puro. Tivemos a sorte de verem a publicação e gostaram.


Pedro @ Sir Fausto

Os homens têm cada vez mais esta preocupação com a imagem, mas pedem-vos opinião ou vão com ideias definidas?

Já pedem determinados cortes mas ainda aceitam a nossa opinião. O nosso forte é o fade que, segundo alguns clientes, é um dos melhores fades da cidade. O melhor ninguém consegue, porque cada um tem o seu gosto. Mas fico orgulhoso. Também na barba se nota uma maior procura pelo champô da barba e o óleo para não ganhar escamação.

 
E o que valorizas mais nas marcas com que trabalhas?

A qualidade, como é óbvio e que ofereçam linhas completas, para eu poder oferecer aos meus clientes várias soluções.

 
Qual é a essência de um verdadeiro Barbeiro?

A simpatia, a humildade e gosto pela área. Não vai ser fácil. Pensei muitas vezes em desistir. Tens de saber lidar com a pressão porque não é fácil agradar ao cliente e sabes que não podes falhar. Tens de saber lidar com isto, mas se eu consigo, tu também consegues.

 

Pedro @ Fade

Onde encontras a motivação para os momentos difíceis?

No resultado final. Olhar para a pessoa e vê-la feliz, sabendo que entrou ali chateada.

E qual o conselho que dás a quem está a dar os primeiros passos?

Vai em frente, tu consegues! O mundo tem críticos a mais, mas insiste, partilha trabalhos e procura ajuda. Insiste e consegues.

 CONTACTOS 

Pedro Pinheiro Barber Shop
S. Torcato - 4800-868 Guimarães
Atendimento por marcação.

Segue o Pedro nas redes sociais:

Comentários

Junio 16 Jan 2020, 11:02 Responder
O melhor barbeiro, merecido reconhecimento

Powered by ProofFactor - Social Proof Notifications