Dicas para trabalhar a partir de casa

Dicas para trabalhar a partir de casa

Trabalhar em casa pode não ser tão fácil como parece, já que temos à disposição uma série de conforto e distrações. Porém, esta fase de Pandemia exige-nos um esforço coletivo e, por isso, partilhamos consigo algumas dicas que adoptamos para trabalhar a partir de casa.

Definir horários

Para darmos o máximo de nós, definimos um horário de início e de fecho e, até mesmo, os intervalos. Optamos por escrever os horários numa folha e colocá-lo bem à nossa frente. A vantagem de trabalhar a partir de casa é que podemos ajustar os nossos horários à rotina familiar, tornando-os mais flexíveis e fora do padrão comercial. Uma das dicas que funciona também é escrever na sua agenda os objetivos para o dia, de modo a não se perder.

Agendar reunião de equipa

Ao agendar reuniões de equipa temos a oportunidade de definir objetivos para a semana e fazer "o ponto de situação". Isto vai ajudar-nos a mantermo-nos ativos, com as ideias claras e não perder o foco.

Evite distrações

Todos queremos estar a par das notícias porque, de facto, esta é uma situação que nos preocupa e onde queremos consumir o máximo de informação. Porém, vamos evitar as distrações. Quando iniciar a sua jornada de trabalho, ligue uma música agradável, deslique a televisão e esqueça a máquina de lavar a roupa. Foque-se no seu dia de trabalho!

Escolha um lugar agradável

Defina qual será o seu local de trabalho e torne-o o mais agradável possível. Caso tenha um escritório ou um quarto extra, tente trabalhar a partir de lá. Por aqui, trouxemos os acessórios da nossa secretária. A planta, o porta canetas e a moldura de inspiração. Sentimos mesmo este como o nosso novo cantinho.

Fim do dia de trabalho? "Desligue-se"

Esta pode ser uma dificuldade extra... Quando definimos o horário de trabalho e "saímos", podemos facilmente ter a tentação de voltar para terminar algo. A não ser que seja algo urgente, evite-o. Escreva num post-it ou no seu telemóvel as notas que se for lembrando e reveja no dia seguinte.

Esqueça o pijama

Tentamos manter a rotina o mais idêntica com os nossos dias. Por aqui, vestimo-nos como se fôssemos para o escritório. Podemos sim utilizar roupa mais confortável, porém vestir a roupa habitual também nos ajuda a manter a confiança e evitar a preguiça.

Relaxe e seja empático

Esta é uma das dicas mais importantes: Seja empâtico e relaxe. Todos vivemos dias agitados, com grande incerteza e ansieade e, por isso, é essencial sermos empáticos, compreendermos o momento e ter paciência. Connosco e com os outros. Fale com os seus colegas de trabalho, ligue, troque whatsapp's e preocupe-se em saber como estão e fale sobre os seus receios. Por aqui, marcamos até uma horá do café, com recurso à videochamada, claro.

Seja prudente e proteja-se!

Tags:

Comentários

Powered by ProofFactor - Social Proof Notifications